segunda-feira, 23 de julho de 2012

Respect.



Não compreendo a atitude de certas pessoas, quando o assunto é resolver problemas. Não entendo porque ao invés de manter uma conversa franca e respeitosa, a maioria tende a ofender, apontar defeitos, falhas, quando na verdade se você souber conversar tranquilamente, essas falhas aparecem ao natural, até porque ninguém vai mudar porque alguém disse que tal coisa é errada, só há mudança quando nos sentimos afetados por tal atitude que parte de nós mesmos.
É um defeito muito grande, a ofensa leva ao desrespeito, e perdendo o respeito pelo outro, creio que tudo é perdido! A perda do respeito leva à perca da confiança, ou vice e versa. Leva ao sufoco, ao esgotamento de ambas partes. Por isso quando me falam: “o amor é tudo nessa vida” eu discordo, completamente. Não há amor onde não há respeito! Onde não há cumplicidade, compreensão, confiança! O amor é a consequência de todos esses atos. Bom, ao menos entendo o amor, como um ato de sinceridade, e doação, de compreensão.
Não me refiro ao amor, apenas entre dois desconhecidos que se envolvem e criam um laço de paixão, mas o amor entre amigos, familiares, conhecidos, enfim.. todo o tipo de amor. Deve existir, em resumo, o respeito sempre!
Creio que o que falta no mundo não são pessoas ausentes de amor, mas o que sobra no mundo, que são pessoas com excesso de orgulho, que põe o ego acima de qualquer coisa. Para estar junto, para ter algo firme, não é amor que você tem que buscar, e alimentar.. Você sabe o que é! Não basta ter amor, tem que querer estar junto. Tem que dar o braço a torcer ás vezes. Não sempre, quem lhe respeita, não se aproveita e sobe em você toda vez que você assume um ponto aonde errou. Isso é abuso, falta de respeito, consequentemente.
Portanto, saiba agir com as pessoas, da mesma forma que gostaria que agissem com você. Acha agradável que alguém lhe ofenda? Te diminua? Não respeite seu ponto de vista? Assuma seus erros, não aponte o dos outros. Quando apontam o seu, creio que sua primeira reação é nega-lo. É natural! Por isso não funciona!
Respeite-se, mas respeite seu próximo também. Ao menos, se você não for respeitado da mesma forma, sairá com sua consciência limpa, e clara. Sabendo que em momento algum foste desrespeitoso.  Eis uma forma de respeitar a si próprio, é um bom início de pensamento! 

Mariane Ellen

Nenhum comentário: